Políticas Editoriais

Foco e Escopo

LINHA EDITORIAL
Revista Universitas: Gestão e TI

A Revista Universitas: Gestão e TI apresenta-se como periódico científico semestral editado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas (FATECS) do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), tendo como objetivo incentivar a produção e a comunicação científica no âmbito da graduação e da pós-graduação, nas áreas de gestão e tecnologia da informação. Inserida nesse objetivo maior, evidencia-se a importância de divulgar trabalhos transdisciplinares de maneira a proporcionar a emergência de novas discussões e perspectivas sobre temas que se mostram relevantes nas áreas em questão.
Assim, propõe-se que a linha editorial a ser seguida pela Universitas: Gestão e TI se subdivida em três eixos temáticos: (I) Administração, Gestão de Negócios e Mercados Emergentes;
(II) Ciências Contábeis, Finanças e Mercado Financeiro e de Capitais;
(III) Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento e Sociedade da Informação.
Desse modo, os trabalhos e os artigos a ser publicados na Revista devem enquadrar-se em, pelo menos, um dos eixos temáticos que compõem a linha editorial. Eventualmente, a critério da equipe editorial, pode-se dedicar uma edição da Revista a determinado eixo temático ou a uma questão específica abrangida por quaisquer dos itens sugeridos.

Política de submissão

1. Serão aceitas colaborações inéditas, a publicação de um artigo está condicionada à sua adequação às normas editoriais, e seu simples recebimento desobriga a sua publicação. A Revista Universitas: Gestão e TI classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:
1.1 Artigos: compreendem textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matérias de caráter opinativo, revisões da literatura, pesquisas teóricas e ou empíricas sustentadas por pesquisas bibliográficas e metodológicas fundamentadas, proposição de novos modelos e interpretações e ou avanço do conhecimento nas áreas já definidas, além de colaborações assemelhadas.
1.2 Estudos de caso: compreendem estudos aprofundados de uma realidade específica, como uma empresa, um grupo de indivíduos ou um profissional, de maneira a descrever situações reais que incluem problemas com níveis diversos de complexidade e cujas soluções dependem de vários fatores inter-relacionados.
1.3 Ensaios: compreendem produções textuais breves, caracterizadas por abordagens críticas e criativas e pela exposição de ideias, conceitos, reflexões ou observações acerca de determinado tema ou autor (es) específico(s). Tendem a ter um enfoque original, de maneira a revelar novas perspectivas e a levar a reflexões sobre temas relevantes.
1.4 Resenhas: compreendem análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, de dissertações e de teses.
Excepcionalmente, a comissão editorial poderá aceitar a submissão de trabalhos que já tenham sido publicados, e, caso isso ocorra, serão submetidos ao mesmo processo de avaliação pelos pares que aqueles inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista na qual seu trabalho tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia.

Políticas de Seção

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos de Casos

Ensaios

Resenhas

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos trabalhos enviados compreende duas fases: a primeira é destinada à análise da adequação do trabalho à linha editorial da revista (equipe editorial); a segunda é referente à avaliação do conteúdo e à qualidade dos trabalhos. A segunda fase é realizada mediante o processo de avaliação pelos pares, ou seja, os artigos serão submetidos à aprovação de, no mínimo, 1 parecerista ad hoc. As produções serão enviadas para a avaliação sem a identificação de autoria.

Periodicidade

A Universitas Gestão e TI, publica dois número por ano, ou seja, semestralmente, mas poderá publicar suplementos temáticos.

Política de Acesso Livre

Tendo como premissa a iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI - Budapest Open Access Initiative), a presente revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Verificação de Plágio

A Universitas: Gestão e TI utiliza o software  CopySpider Anti-Plagiarism, na verificação de similaridades do texto submetido com artigos já publicados.

Licenciamento

A Universitas: Gestão e TI está licenciada sob a Creative Commons Licence, como atribuição CC-BY

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia