Ensino de avaliação psicológica em Instituições de Ensino Superior brasileiras - doi: 10.5102/ucs.v3i1.543

Ana Paula Porto Noronha, Marcos Antônio Batista, Laura Carvalho, Claudia Cobêro, Neide Brito Cunha, Betânia Alves Veiga Dell´Aglia, Roseli Filizatti, Rita Penha Campos Zenorini, Marcelo Mendes dos Santos

Resumo


O presente estudo objetiva a análise de ementas de disciplinas relacionadas à avaliação psicológica. Para tanto, foram consultadas 39 ementas referentes a 14 universidades dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Foram definidas 16 categorias de análise, e as ementas classificadas indicaram que não há concordância entre as universidades brasileiras no que se refere à nomenclatura das disciplinas, assim como as técnicas projetivas, os testes de personalidade, os testes psicológicos e os de inteligência são os conteúdos mais facilmente encontrados nas ementas. As disciplinas TEPI, TEPII e TEAP são as que reúnem o maior número de conteúdos. Faz-se necessário o desenvolvimento de outros estudos que analisem a formação do psicólogo, especialmente no que se refere à avaliação psicológica.

Palavras-chave


formação profissional; testes psicológicos; psicometria

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DOI: https://doi.org/10.5102/ucs.v3i1.543

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ISSN 1678-5398 (impresso) - ISSN 1981-9730 (on-line) - e-mail: universitas.saude@uniceub.br

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