Suíte Mú§ico-Jurispru♪encial - Pequenas Considerações Hermenêuticas para Violino, Violoncelo, Piano e Constituição

Marcilio Toscano Franca Filho

Resumo


Na maior parte das vezes, quando se fala do diálogo entre música e direito, pensa-se ou nos direitos autorais musicais ou no conteúdo jurídico de letras de música. Superando essa dicotomia redutora e superficial, o artigo cuida explorar outras possibilidades de interação mais profunda entre o jurídico e o musical: a dimensão hermenêutica, a dimensão comportamental, a dimensão política, a dimensão silenciosa, a dimensão ética e a dimensão imagética. A partir daí, são analisadas algumas possibilidades de interação (nem sempre pacífica) entre Música, Estado e Direito.

Palavras-chave


Estado; Direito; Música, Músicos

Texto completo:

PDF

Referências


BALKIN, Jack M.; LEVINSON, Sanford. Law, Music, and Other Performing Arts. Faculty Scholarship Series. Paper 279. 1991.

BORDES, Elodie. Le Silence et le Droit – Recherches sur une Métaphore. Laval: PUL, 2018.

BRUNELLO, Mario; ZAGREBELSKY, Gustavo. Interpretare – Dialogo tra um musicista e um giurista. Bolonha: Mulino, 2016.

BUFFO, Angelo Pio. Interpretation and Improvisation: The Judge and the Musician Between Text and Context. International Journal for the Semiotics of Law - Revue internationale de Sémiotique juridique. v. 31, n. 2, 2018, p 215–239.

CAGE, John. De Segunda a Um Ano. São Paulo: Cobogó, 2013.

FRANCA FILHO, Marcilio Toscano. Entrevista. ALETHES. v. 6, p. 181-189, 2016.

GAROFALO, Luigi. Carl Schmitt e Wassily Kandinsky: a Monaco fra diritto e arte. Anuário da Faculdade de Direito da Universiade da Coruña. v. 13, 2009, p. 261-281.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica da Obra de Arte. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

GANN, Kyle. No Such Thing as Silence – John Cage´s 4’33”. New Haven: Yale University Press, 2013.

GOSANI, Bob; MUTLOATSE, Mothobi; MASIZA, Jacqui; HAY-WHITTON, Lesley. Tauza: Bob Gosani's People. Joanesburgo: Struik, 2005.

GUERRERO, A. L.; BARCELO ROSSELLO, A.; EZPELETA, D.. Síndrome de Stendhal: Origen, Naturaleza y Presentación en un Grupo de Neurólogos. Neurología. v. 25, n. 6, 2010, p. 349-356.

HEIDEGGER, Martin. A Caminho da Linguagem. Petrópolis: Vozes, 2003.

HIRSCH, Günter. Verso uno Stato dei Giudici? A Proposito del Rapporto tra Giudice e Legislatore nell’Attuale Momento Storico. Criminalia - Annuario di Scienze Penalistiche. 2007, p. 107-120.

KANDINSKY, Wassily. Sguardi sul Passato. Milano: SE, 2006.

KOVLER, Anatoly. Un Juriste Manqué, un Compositeur réussi: Le Cas Tchaïkovski. In: SIGNORILE, Patricia (dir.). Entre Normes et Sensibilité - Droit et Musique. Aix-en-Provence: Presses Universitaire d’Aix-Marseille, 2017, p. 311 e ss.

LIU, Vincent. The cello: An amazing musical instrument. Journal of Music and Dance. n. 1, v. 1, p. 6-15, 2011.

MANDERSON, Desmond. Fission and Fusion: From Improvisation to Formalism in Law and Music. Studies in Improvisation / Études critiques en improvisation. n. 1, v. 6, 2010.

NEMTSOV, Jascha et al. Music in the Inferno of the Nazi Terror: Jewish Composers in the Third Reich. Shofar, v. 18, n. 4, 2000, p. 79-100.

NOVAES, Adauto. O Silêncio e a Prosa do Mundo. São Paulo: SESC, 2014.

PALACIOS-SANCHEZ, Leonardo et al. Stendhal syndrome: a clinical and historical overview. Arq. Neuro-Psiquiatr. v. 76, n. 2, 2018, p. 120-123.

WORNAT, Olga; LEWIN, Miriam. Putas y Guerrilleras. Buenos Aires: Planeta, 2014.

RESTA, Giorgio. Il giudice e il direttore d'orchestra. Variazioni sul tema: diritto e musica. Materiali per una storia della cultura giuridica. n. 2, 2011, pp. 435-460.

ROSEN, Charles. Las Fronteras del Significado. Barcelona: Acantilado, 2017.

PICOZZA, Eugenio. Il metronomo: problemi di interpretazione tra musica e diritto. ARS INTERPRETANDI. v. 9, 2006.

ZOJA, Luigi. Giustizia e Bellezza. Turim: Bollati Boringhieri, 2011.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v9i3.6469

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia