Relicitação das concessões de geração de energia elétrica e a reversão de bens

Patrícia Regina Pinheiro Sampaio, Sergio Guerra

Resumo


Este artigo endereça questões que circundam a disciplina jurídica dos bens reversíveis na geração de energia elétrica, tendo em vista a autorização legal de que possa haver relicitação sem prévia reversão de bens. A metodologia baseia-se na análise de textos legais e na bibliografia aplicável, apresentando a evolução do tema ao longo do tempo. Inicialmente, analisa-se o conceito de bens reversíveis e a classificação dos bens das concessionárias de serviços públicos à luz da reversibilidade. Na sequência, discutem-se os efeitos da mudança regulatória produzida pela Medida Provisória 579/2012, ao possibilitar a renovação antecipada de concessões e disciplinar a relicitação sem prévia reversão de bens. Conclui-se que a inclusão da possibilidade de relicitação de concessões, sem prévia reversão de bens, traz desafios práticos ao setor, por ausência de clara disciplina jurídica do tema, propondo-se sugestões práticas para solucioná-lo. A inovação do artigo reside em realizar propostas de endereçamento do problema, atualmente sem clara solução legislativa.

Palavras-chave


Concessão; Energia elétrica; Serviço Público; Bens Reversíveis; Relicitação

Texto completo:

PDF

Referências


AFRANIO DE CARVALHO. Propriedade dos bens da concessão. Revista de Direito Administrativo, v. 44, 1956.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Prestação de Serviços Públicos e Administração Indireta. São Paulo, Revista dos Tribunais, 1973

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 10ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2003

DI PETRO. Maria Sylvia Zanella. Parcerias na Administração Pública, 3ª ed., Atlas, 1999.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Natureza jurídica dos bens das empresas estatais, Revista PGE de São Paulo, dez. 1988: 173-185.

DUTRA, Joísa; SAMPAIO, Patrícia Regina Pinheiro. Diagnóstico, desafios e propostas para o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro. In: Fabio Giambiagi; Mansueto Facundo de Almeida Junior. (Org.). Retomada do crescimento: diagnóstico e propostas. 1ºed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017, v. 1, p. 189.

DUTRA, Joísa; SAMPAIO, Patrícia; CAIRO, Myller. A jurisprudência do TCU sobre o setor elétrico - uma análise da jurisprudência do Tribunal sobre as políticas públicas setoriais nos últimos cinco anos (2012-2016). In: Fábio Amorim da Rocha. (Org.). Temas relevantes no direito de energia elétrica. 1ed. Rio de Janeiro: Synergia, 2016, v. V, p. 405-432.

GASPARINI, Diógenes. Direito administrativo. 13ª edição. São Paulo: Saraiva, 2008.

GRAU, Eros Roberto. Contrato de concessão: propriedade de bens públicos, encerramento do contrato e o artigo 884 do Código Civil. Revista de direito administrativo, v. 261.

GUERRA, Sérgio. Controle Judicial dos Atos Regulatórios. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. 8ª. edição, Belo Horizonte: Fórum, 2012.

LUSTOSA, Isabel. Abrangência da indenização em caso de extinção pelo advento do termo contratual de concessões de uso de bem público para geração de energia elétrica na modalidade de produção independente. In LANDAU, Elena. Regulação jurídica do setor elétrico – tomo II. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2011.

MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Bens públicos: função social e exploração econômica. O regime jurídico das utilidades públicas Belo Horizonte: Fórum, 2014

MEIRELLES, Hely Lopes. Concessão de serviço público – Reversão - Propriedade de bens (parecer). Revista de direito administrativo, v. 102, 1970.

METZKER, Marcilia. Fundamentos da não-incidência de impostos territoriais sobre bens afetados às concessões de energia elétrica. Texto disponível em https://marciliametzker.jusbrasil.com.br/artigos/233419933/fundamentos-da-nao-incidencia-de-impostos-territoriais-sobre-bens-afetados-as-concessoes-de-energia-eletrica. Acesso em março de 2018.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v9i1.5373

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia