Chamada de artigos

DOSSIÊ TEMÁTICO:

GÊNERO, RAÇA E DIREITO – ARTICULAÇÕES EMPÍRICAS E EPISTEMOLÓGICAS

1. Encontra-se aberta a chamada de artigos originais e inéditos para o dossiê temático "-GÊNERO, RAÇA E DIREITO – ARTICULAÇÕES EMPÍRICAS E EPISTEMOLÓGICAS da Revista Brasileira de Políticas Públicas.

2. A Revista Brasileira de Políticas Públicas é uma publicação do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e está classificada como A1 no Qualis - Área de Direito - da CAPES. Informações sobre a revista estão disponíveis no site da publicação:
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/index

3. Os artigos deverão ser submetidos no sistema eletrônico até o dia
30.05.2020. Em caso de aprovação, os artigos serão publicados no volume 2 da revista, de agosto de 2020.

4. Os artigos poderão ser submetidos à análise a partir do site da
revista:
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/about/submissions#onlineSubmissions

4.1. As diretrizes para publicação devem ser respeitadas pelos autores conforme política editorial da revista. Estas informações estão disponíveis em:
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/about/submissions#onlineSubmissions

4.2. O Dossiê Temático será publicado em uma seção específica da referida edição e os artigos propostos para a temática devem ser aprovados pelo sistema de double blind peer review.

4.3. O presente dossiê temático tem o propósito de pensar as articulações teóricas e empíricas das questões de gênero e raça no Direito. Diferente do cenário que conhecíamos, de um Direito supostamente neutro em termos de gênero, observa-se hoje, aos poucos, a introdução do gênero no campo jurídico ser feita em vários de seus espaços: na atividade legislativa, na atividade jurisdicional, na pesquisa, em sua filosofia e teoria. Vemos, também, uma ampliação das vozes no tema, de discussões sobre “direitos das mulheres”, “feminismo jurídico”, “feminismo judiciário” e, particularmente, discussões sobre o gênero como categoria jurídica de produção, análise, interpretação e pesquisa jurídicas. Com esse panorama, esse Dossiê pretende ampliar a discussão e reunir produções que busquem realizar articulações, seja no campo teórico, seja no campo da pesquisa empírica, entre as categorias de gênero e de raça na pesquisa jurídica. Com essas questões e objetivos em mente, pergunta-se: COMO SE ARTICULAM GÊNERO E RAÇA NO DIREITO? COMO AS EPISTEMOLOGIAS JÁ CONSOLIDADAS SOBRE AS INTERSEÇÕES ENTRE ESSAS CATEGORIAS SE COMUNICAM ENTRE SI OU SE AFASTAM E COMO ELAS IMPACTAM O CAMPO JURÍDICO? COMO CONDUZIR A PESQUISA SOBRE REFERIDAS CATEGORIAS NO DIREITO?

Os seguintes temas podem ser considerados para o desenvolvimento dos artigos entre outros:

i. Teoria crítica da raça e pesquisa de gênero no Direito.
ii. Feminismo negro e pesquisa jurídica. Feminismo decolonial e pesquisa jurídica.
iii. Políticas públicas nos marcos da articulação de gênero e raça.
iv. O uso da interseccionalidade no Direito brasileiro.
v. Interseccionalidade, amefricanidade, decolonialidade, pos-colonialidade, teoria crítica da raça – aproximações e distanciamentos das teorias no e para o Direito.
vi. Articulações de Gênero e raça nas criminologias críticas.

Com nossas cordiais saudações,

Editores do dossiê temático.

Bruno Amaral Machado
Camilla de Magalhães Gomes
Soraia Mendes


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia