Estratégias metodológicas de pesquisa: decisões no estudo da prática didático-pedagógica doi:10.5102/uri.v8i1.933

Ivar César Oliveira de Vasconcelos

Resumo


Este ensaio discute, do ponto de vista epistemológico, as principais estratégias metodológicas utilizadas em pesquisas educacionais com foco na área de ensino-aprendizagem, considerando, portanto, visão microscópica da instituição escolar e da sala de aula sem perder de vista suas conexões com o contexto social. Utiliza-se de material teórico elaborado por diversos pesquisadores da área educacional, brasileiros e estrangeiros, utilizando como metodologia de estudo a clarificação de conceitos fundamentais – metodologias, métodos e técnicas de pesquisa – e utilizando, como exemplo, pesquisa fictícia voltada para a atuação do professor de Pedagogia no desenvolvimento do currículo em sala de aula. A discussão reveste-se de valor teórico-prático porque ela se situa na transversalidade de temas educacionais de base como currículo, ensino e metodologias, propiciando crítica reflexiva dos interessados e criando oportunidades de apropriação de teorias. O estudo conclui pela convicção de que a utilização de estratégias metodológicas requer, sempre, cuidados na tomada de decisões por parte do pesquisador e que os conhecimentos advindos vinculam-se às decisões sobre estratégias, métodos e técnicas utilizadas.
Palavras-chave: pesquisa, didática, ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


pesquisa; didática; ensino-aprendizagem.

Texto completo:

Texto Completo


DOI: https://doi.org/10.5102/uri.v8i1.933

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1807-2135 (impresso) - ISSN 1982-0720 (on-line) - e-mail: universitas.rel@uniceub.br

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia