Habitações coletivas para pessoas portadoras de câncer

João Renato Carneiro de Aguiar, Eliete de Pinho Araujo

Resumo


A incidência do câncer cresce no Brasil, como em todo o mundo, num ritmo que acompanha o envelhecimento populacional decorrente do aumento da expectativa de vida, por isso o estudo dessa pesquisa. Os objetivos do estudo foram estudar uma habitação direcionada aos portadores de câncer e doenças imunodepressoras, visando primeiramente as necessidades básicas e a segurança aos seus moradores, fazendo interação entre áreas da saúde e da arquitetura. Entendendo melhor como essas pessoas vivem e as suas dificuldades, como metodologia foram observados projetos análogos como hospitais de Brasília, que é uma grande referência nessa área, e casas de apoio a esses usuários; estudadas a influência da psicologia, da nutrição e da saúde, visando mostrar que o problema do câncer não faz parte somente da medicina; após, foram feitas pesquisas com pacientes e profissionais do ramo para melhor entendimento das doenças e dos tratamentos, a fim de obter um projeto de maior eficácia. Como resultados, pretendeu-se saber como a arquitetura pode ajudar pacientes na recuperação contra o câncer, o entendimento melhor da doença, propor um projeto adequado, propor acessos facilitados, lugares bem ventilados e esterilizados, cômodos eficientes, contribuindo de forma teórica e prática para profissionais interessados no tema.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT NBR 9050/2020. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020.

ABRACE. Disponível em: http://www.abrace.com.br. Acesso em 14 de março de 2023 às 10h30min.

ABRALE. Disponível em: http://www.abrale.org.br. Acesso em 14 de março de 2023 às 11 horas.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada n. 50, de 21 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Brasília, 2002. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2016.

HOSPITAL DA CRIANÇA DE BRASILIA. Disponível em: http://www.hcb.org.br. Acesso em 14 de março de 2023 às 20 horas.

LESHAN, Lawrence. O CÂNCER COMO PONTO DE MUTAÇÃO, um manual para pessoas com câncer, seus familiares e profissionais de saúde. Editora Summus. 3ª edição, 1992.




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v2i1.9043

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia