Planejamento e integração dos profissionais em projetos de edifícios sustentáveis

Wanderson de Andrade Simplicio

Resumo


A integração dos profissionais técnicos, engenheiros e arquitetos, no desenvolvimento de projetos para construção civil, é fundamental para obter os objetivos propostos nos projetos de arquitetura, instalações e estruturas.

O objetivo deste trabalho é abordar como a importância do planejamento e integração dos profissionais técnicos podem ser pontos decisivos para o desenvolvimento de projetos, principalmente aqueles envolvem novas tecnologias e construções sustentáveis.

O tema abordará assuntos como prazo, qualidade, custo e inviabilidade técnica e econômica de projetos elaborados sem planejamento e integração dos profissionais envolvidos.

Como minimizar as dificuldades que profissionais e escritórios de projetos enfrentam para planejar e integrar equipes, quando o assunto abordado são novas tecnologias e edifícios sustentáveis, são questionamentos fundamentais que devem estar presentes no decorrer do desenvolvimento de qualquer projeto, principalmente por se tratar de algo inovador ou que não é de conhecimento e uso comum de todos os profissionais.


Texto completo:

PDF

Referências


BONI, Filipe Boni. Como se tornar um Leed green associate. Arquitetura e construção, livro disponível em e-book - Amazon digital, 2017.

Dias, Paulo Roberto Vilela. Engenharia de Custos: metodologia de orçamentação para obras civis. Curitiba: Copiare, 2001.

Mattos, Aldo Dórea. Como preparar orçamentos de obras. São Paulo: Editora Pini, 2006.

Mattos, Aldo Dórea. Planejamento e controle de obras. São Paulo; Pini, 2010.

Nogueira, Carnot Leal. Auditoria de qualidade de obras pública. São Paulo: Pini, 2008.

Oliveira, Otávio J. de. Como administrar empresas de projeto de arquitetura e engenharia civil / Otávio J. de Oliveira, Silvio Burrattino Melhado. — São Paulo: Editora Pini, 2006.

Ouvira, Mirto Aurélio d'Almeida. Sistema de Gestão Integrada em construtoras de edifícios. São Paulo: Pini, 2010.

PICCHI, F. A. Sistema de qualidade: uso em empresas de construção. Escola

Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

Souza, Ubiraci Espinelli Lemes de. Como aumentar a eficiência da mão de obra. São Paulo: Editora Pini, 2006.

Thomaz, Ercio. Tecnologia, gerenciamento e qualidade na construção. São Paulo; Editora Pini, 2001.

Yudelson, Jerry. Projeto Integrado e Construções Sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2013. Yazigi, Walid. A técnica de edificar. São Paulo: Editora Blucher, 2021.




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v2i1.8719

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia