AUTO-REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Colandi Carvalho de Oliveira

Resumo


RESUMO: A proposta que se esboça neste artigo advém do novo paradigma que aponta para a integração e a proporcionalidade sistêmicas, incorporando as contribuições da ciência da psi-cologia educacional. Com base na visão prática que, nos últimos anos, tem orientado nosso fazer pedagógico, busca-se novo modelo para que o aluno seja autor da própria aprendizagem, reconstruindo seu processo de aprender a aprender, passando da hétero para a auto regulação. Traça um paralelo entre paradigmas e autores que introduzem esta inovação objetivando iden-tificar as principais características dos alunos auto regulados, criar e desenvolver instrumentos próprios de trabalho que detectem conhecimento prévio do aluno, o nível de desenvolvimento de suas funções mentais, as práticas educativas mais presentes no comportamento de alunos auto regulados, assim como a busca por estratégias de aprendizagem que conduzam à auto-regulação.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Auto-regulação. Aprendizagem. Professor. Aluno.

Palavras-chave


Educação. Auto-regulação. Aprendizagem. Professor. Aluno.

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ISSN 1676-0298 (impresso) - ISSN 1983-4179 (on-line) - e-mail: universitas.face@gmail.com

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