A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

Maria Eleusa Montenegro, Dalva Guimarães dos Reis, Vitorina Angélica Montelo Zinato

Resumo


RESUMO: Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo buscar, nos planos de ensino, a relação entre a teoria e a prática. Os principais resultados indicam que: os planos encontram-se atualizados; as ementas prevêem a ligação da disciplina ao contexto escolar; os objetivos ressaltam a análise crítica e reflexiva; os conteúdos são relacionados à escola e à sociedade; na metodologia, aparecem as reflexões críticas e a problematização; a avaliação é processual e reflexiva. Nos planos de ensino dos professores está presente a relação entre a teoria e a prática, o que pode possibilitar ao docente a reflexão e a transformação do processo de ensino e aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Prática pedagógica. Teoria e prática. Formação de professores.

Palavras-chave


Prática pedagógica. Teoria e prática. Formação de professores.

Texto completo:

Texto completo


ISSN 1676-0298 (impresso) - ISSN 1983-4179 (on-line) - e-mail: universitas.face@gmail.com

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia