Mídia e opinião pública: estudo de caso sobre o mensalão nas ópticas dos jornais folha de São Paulo e o estado de São Paulo

Sussane Araújo Martins

Resumo


Este estudo tem por objetivo refletir sobre a influência da mídia e o seu papel no processo de formação da Opinião Pública, analisar por meio de referenciais teóricos a existência ou não da Opinião Pública. Realizar um estudo de caso para demonstração empírica dos processos de construção da Opinião Pública com base em conceitos-chaves: Mídia e Opinião Pública, que inicialmente são apresentados. A metodologia adotada pautou-se por uma revisão bibliográfica e pesquisa documental dos principais temas e autores relacionados. Apresenta-se estudo de caso a partir da observação e análise do chamado julgamento do "mensalão", visando compreender a relação entre as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) e a Opinião Pública. Com isso reafirma-se a onipresença da mídia na vida dos cidadãos contemporâneos e sua contribuição na construção da Opinião Pública por meio das novas modalidades de comunicação digitais que pautam a mídia (agenda-setting). Por ser um artigo de revisão, o estudo faz uma análise e discute trabalhos já publicados.

Palavras-chave


Mídia. Opinião pública. Mensalão. Agenda-setting

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DOI: https://doi.org/10.5102/uc.v11i2.2891

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ISSN 2175-7461 (impresso) - ISSN 2179-488X (on-line) - e-mail: joana.bicalho@uniceub.br

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